Decoração - Cores e seus Significados

As cores se faz presente em tudo nas nossas vidas, até mesmo para tratamento de doenças, pois cada cor afeta o corpo e a mente, fortalecendo o sistema imunológico. Antigamente as cores eram usadas pelos nossos ancestrais para atrair a caça. Na China e na índia a aplicação dá em forma de energias, onde as religiões utilizaram coloração das roupas para definir hierarquias cristãs.


Ao passar dos anos os conceitos teóricos foram aplicados e os estudos voltaram-se para os aspetos psicológicos pela emoção que provoca e na capacidade de construir ideia.


A utilização correta das cores é um importante para o equilíbrio dos ambientes e daqueles que os habitam, sendo gerador de bem-estar, o que eleva a autoestima e reduz o “stress”, além de facilitar a comunicação e aumentar a produtividade, eliminando ansiedade, angústia e depressão.


As cores podem influenciar no formato e no tamanho dos cômodos, onde as cores quentes, vermelho, amarelo aumentam os objetos, por outro lado, as frias, azul e verde reduzem as dimensões dos objetos.


Se analisarmos os sentidos das cores quanto ao seu significado, podemos interpretar, de uma maneira geral que o vermelho, que representa o fogo, tem maior utilidade no quarto de casal e na cozinha, o verde e o azul, que possuem tendência de refrescar e acalmar, se adequam à sala de estar e nos quartos cujos moradores sofrem com insônia e ‘stress’, embora o seu uso em excesso pode levar à depressão, especialmente nos tons escuros.


Já o amarelo atua no sistema nervoso, o que aumenta a vitalidade, melhorando a memória e o humor, sendo adequado em ambientes corporativos, embora o seu uso em excesso pode gerar irritabilidade, enquanto o violeta se mostra propício à meditação, não sendo recomendado em grandes áreas.


Por essas razões, tendo em vista a importância desse elemento, é recomendado a encomenda de um projeto com aplicação da cromoterapia, feito por um profissional especializado, que irá prospetar cada ambiente, indicando as cores adequadas para obtenção das metas pretendidas.


Se aprofundando nas Cores.


Cor Amarela

A amarela é a ligação com boas energias, significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo traz vitalidade, saúde, alegria a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.


O pintor holandês Vincent

Van Gogh costumava explorar amarelo com intensidade por entender que era a cor da luz do sol, da felicidade.


Amarelo influencia na concentração e atenção por isso é usada em escritórios e sala de aula, mas assim como outras cores têm que tomar cuidado quando ela é usada em excesso, pois pode provocar ansiedade.

Para aquecer um ambiente frio, pode usar as tonalidades amarelas, pois essa cor pode aquecer o ambiente e trazer aconchego, por isso uma boa iluminação faz uma grande diferença.


O amarelo é a cor dos signos de Gêmeos, Touro e Virgem. O signo de Leão está associado ao amarelo-ouro.

A cor amarelo-ouro (dourado) representa a riqueza, o dinheiro e o ouro. Está associada à nobreza, à inteligência e ao luxo.


Cor Verde


Com o significado de esperança, liberdade, saúde e vitalidade, simboliza natureza, dinheiro e juventude.


Para quem procura tranquilidade, equilíbrio essa é uma ótima cor, por isso quando estamos na presença da natureza nos sentimos calmo e acolhidos, a cor verde nos proporciona essa sensação. O uso do verde em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortável e estimulante.


Para a harmonização a cor verde é ótima, traz boas energias, no banheiro essa cor entra muito bem.


Não se aconselha a mistura dessa cor com o vermelho e amarelo, pois fica quente demais e acaba favorecendo o sentimento de inveja, posse e até mesmo raiva.


Essa cor está ligada aos signos de Touro, Libra e Virgem. Os tons escuros estão ligados ao signo de Capricórnio e os tons claros de Aquário e Peixes.


Cores Azul


Cor bastante utilizada nas residências tendo como referência o céu e o mar como referência a cor transmitem calma, harmonia e paz, também representa a frieza, monotonia e depressão.


Quando relacionamos essa cor ao tom azul podemos dizer que influencia na diminuição da circulação sanguínea, a redução de temperatura corporal e baixa pressão arterial.


Um ambiente azul favorece o exercício intelectual e tranquiliza, ela é bem usada em escritórios, quarto de crianças, adolescentes agitados devido ao seu efeito calmante.


Ela é uma das cores de grande parte da população ocidental, ajuda na criatividade.

Está relacionada aos signos de Peixes, Sagitário, Aquário, Libra.


Cor Vermelha


Além do que todos sabem que a cor vermelha representa o amor e a paixaõ, ela também estimula o desejo a excitação.


Na política a cor vermelha está associada ao espírito revolucionário. É a cor do comunismo e da ideologia política da esquerda.


A cor vermelha estimula a circulação sanguínea, da energia e eleva a autoestima.


Um ambiente pintado de vermelho remete ao glamour, a elegância torna vibrante. Em excesso essa cor pode criar ansiedade e nervosismo, mas ela aplicada na dos

e certa em ambientes como sala e cozinha estimula o apetite e deixa o ambiente convidativo.


Cor Rosa



É a cor do amor, da felicidade e do romance. Representa a união da terra e do céu, do material e do espiritual dos sentimentos e intenções puras.


Está ligada ao universo feminino, a cor rosa pode ter várias tonalidades e está entre as queridinhas em 2020.


A cor rosa é a cor das emoções, dos afetos, da compreensão, companheirismo e do romance. Representa os sentimentos ligados ao coração, amor verdadeiro.


Os tons de rosa escuro estão associados a sensualidade e a sedução feminina.

Na psicologia é um sinal de esperança, compreensão.


A cor Rosa é associada ao signo de Libra.


Cor Branca


Cor da paz, pureza, purificação. Energias dos amigos e criatividade. Mas cuidado, ambientes muito grande podem acelerar a energia e causar ansiedade.


Conhecida também como cor da luz por refletir todas as cores do espectro. Ela reflete todos os raios luminosos.


A cor branca traz a ideia de paz, tranquilidade, espaço, liberdade. No ambiente ela é uma cor que vai combina perfeitamente com qualquer uma outra.


Cor Cinza

Quando falamos em sofisticação, falamos nessa cor “ o cinza”, porém considerada uma cor sem emoção.


Ao mesmo tempo, por ser uma cor neutra e sem emoção, também é identificada como uma cor dotada de compostura, solidez e estabilidade.


Roxo


É ligado a fortuna, sorte, poder riqueza. Mistura de vermelho e azul, sugere equilíbrio entre amor e sabedoria, paixão e razão, mente e espirito.


Também ligada ao mundo místico, significa espiritualidade, magia e mistério. É a cor da transformação.


Estão associadas aos signos sagitário, Aquário e Peixes.


Cor Preto



Cor do elemento água, portanto representa a sabedoria, profundidade e forte conexão espiritual.


A sensação que essa cor tem na decoração é de sofisticação, nobreza e prestígio, poder, a temporalidade, sedução autoridade, quem escolhe essa cor geralmente é pessoas ousadas, geralmente móveis são de linhas retas e sem muito detalhes.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo