Como você pode utilizar a organização para auxiliar as pessoas idosas momento do Covid-19

Esse é um novo momento para todos, estamos tentando entender tudo que vem acontecendo em nossa volta. Algumas perguntas precisarão ser respondidas, como iremos nos comportar daqui para frente? Como será a rotina do dia-a-dia? E principalmente, como faramos?

Com rotina diária de filhos, casa, trabalho é difícil pensar em nossos pais que nesse que estão sofrendo com o distanciamento. Acostumados com o vínculo familiar, eles se encontraram em uma rotina cansativa, entediante e presos em seu próprio lar.

Geralmente o medo pelas consequências, deles e de seus familiares, de contrair a a covid-19 que pode causar medo, ansiedade, tristeza e até mesmo depressão.

De acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) tais condições são esperadas durante um surto de doença infecciosa, como temos vivido com a Covid-19.


Então vamos lá....


Como manter a rotina dos idosos? O que devo fazer?


Oriente quem eles mantenham a rotina de antes, parece ser difícil quando a maior recomendação é ficar em isolamento, mas é isso mesmo, manter as ocupações é uma forma de preencher o tempo ocioso. Acordar no mesmo horário, trocar de roupa, se arrumar para o dia e continuar com os exercícios em casa, organizar tarefas para serem executadas nos horários em que estariam ocupadas por outras funções.



A importância da participação familiar?




Quando falamos de isolamento temos que ter cuidado com o isolamento familiar, é extremamente importante a participação da família para passar esse momento, a interação dos familiares com os idosos, seja por vídeo chamada, ligações ou através mesmo uma visita à distância. É importante manter atenção com os idosos! Cuidado para que eles não se sintam sozinhos!

Como organizar a rotina do idoso sem que se torne uma armadilha no dia a dia?


O avanço da idade deixa o corpo mais frágil e com poucos reflexos, tarefas que antes pareciam fáceis e rotineiras podem se tornar verdadeiras armadilhas. Antes de iniciar qualquer organização na casa de um idoso é importante consulta-los e fazer com que participem, também que seja tudo bem explicado o porquê de cada decisão para que eles compreendam que é para sua segurança. Envolve-los na execução também pode ajudar bastante, eles se motivarão e se sentirem uteis, como limpar uma gaveta, organizar alguns itens.



Primeira lição que devemos ter é que um ambiente simples e de fácil manutenção pode ajudar muito os nossos entes queridos, manter um chão sempre limpo e livre de coisas espalhadas evitarão tropeços e acidentes inesperados.

Segunda lição é se livrar de tudo que não é mais útil. Ao longo da vida os filhos vão embora e com o passar do tempo alguns objetos já não se fazem mais necessários manter em casa, então sugiro doar tudo o que não se usa mais, tudo que não tem mais utilidade para o idoso.

Terceira lição é fazer um check-list em tudo que está na casa, alimentos, produtos de limpeza, higiene e retirar tudo que está fora do prazo de validade, o check-list de compra poderá ajudar bastante, uma solução é criar um bloco onde o idoso anote tudo o que for precisando para repor. Você pode criar um check list para tudo que precisa ser verificado na casa, como os alimentos, a rotina da limpeza simples da casa que o idoso terá que manter como passar um pano, varrer um chão, trocar lençóis, tudo isso irá ajudá-lo a manter a rotina sempre em dia sem esquecer.

Para aqueles que necessitam de ajuda para a alimentação correta, pode se eleger alguém da família ou um profissional que crie um cardápio semanal e execute pequenas marmitas com refeições do dia a dia, assim o idoso poderá manter congelado e retirar somente a refeição que ele irá consumir no dia. Para os remédios podem usar organizadores de remédios e identificar através de alarmes em celular ou lembretes a hora de tomar cada um deles.


Os idosos precisam ter tudo no seu campo de visão e a organização dos armários é fundamental, da cozinha ao quarto, deixar tudo que é de uso diário na altura dos olhos irá ajudá-lo a manter essa independência sem correr riscos, procure evitar deixar tudo alto ou baixo demais.

No Ambiente


Crie algo convidativo, vontade de passar mais tempo dentro de casa, mudanças no ambiente pode trazer uma satisfação maior como pintar uma parede, colocação de um papel de parede, troca de almofadas, luminárias tudo isso pode transformar o ambiente trazendo mais alegria. Plantas são grandes aliadas para eles, o fato de ter uma rotina de regar cuidar, pode trazer uma ocupação para eles.

Pensando que os idosos irão passar mais tempo sozinho é importante você se preocupar com a segurança, instalação de barras na área de banho, no vaso, adesivos antiderrapantes, pode evitar acidentes, tirar todos os tapetes para que não corram riscos e se necessário fazer a instalação de rampas.

E finalmente, lhe dê muito amor e diga para eles o quanto são especiais para sua vida, isso com certeza dará energia para passar por essa crise… afinal é bom saber que somos amados e queridos…

15 visualizações0 comentário