Como ter facilidades na hora de cuidar das roupas.

Cuidar das roupas de casa não é uma tarefa fácil e nem uma das mais favoritas das pessoas, mas necessária então vamos aqui nesse post colocar algumas dicas que foram colocados nos vídeos ao longo da semana, se perdeu algum vídeo aqui você terá a oportunidade de ver todo o conteúdo. Se pensa que lavar roupas é só colocar tudo na máquina, em uma única função está enganado, ao menos que queira que as suas roupas durem menos.

Preparação


Primeiro passo é separar as roupas por cor, tecidos, é legal se puder ter 2 cestos grandes onde um irá usar para as mais pesadas e a outra para as mais levas e fáceis de lavar, se puder, tenha um único cesto para peças intimas.

Para fazer a separação considere o tipo de roupa, separe roupas de esportes, de algodão, claras separadas das escuras, jeans e moletom, as meias sempre em pares e lavadas juntas. É importante também seguir as indicações de lavagem na etiqueta, nem todas as roupas são lavadas da mesma forma.

É bom antes de iniciar o processo fazer uma revisão nas peças, olhar bolsos, fechar zíper, olhar manchas e fazer o tratamento de retirada, para roupas muito sujas é interessante fazer a pré - lavagem.

Peças Delicadas


Para peças Delicadas é importante lavar separada das demais, se for lavada em máquina é importante colocar na função roupas delicadas, procure usar um sabão especifico para roupas delicadas e use saquinhos para lavagem de roupas delicadas, caso não tenha pode utilizar uma fronha funciona perfeitamente.

Manchas de Roupas


Quando falamos de manchas de roupas precisamos ficar atentos em algumas regrinhas, primeira delas é a agilidade para tirar mancha, quanto mais rápido é feita a remoção mais fácil será para retirar, identificar que de que mancha se trata também ajuda você saber qual medida ser tratada. Vamos abordar algumas manchas faladas nos vídeos dessa semana.


Mofo e Bolor


As vezes temos problemas com roupas que apresentam mofo devido a humidade, ou as vezes ficam muito tempo para lavar e até mesmo ficam molhadas dentro do cesto, logo pensamos que perdemos a roupa, pois bem! Tenho uma receitinha que poderá-te ajudar a recuperar a sua roupa.


Anota aí

Passo 1

Junte num pequeno balde

1 litro de água sanitária

1 xícara de açúcar


Passo 2

Deixe de molho por 15 minutos ou até o mofo desaparecer.



Depois é só ver o resultado e lavar normalmente. A mistura de açúcar com a água sanitária ativa um reagente que não permite que manche as roupas coloridas, mas pode se preferir fazer um teste antes.


Mancha de Gordura





Coloque talco em cima da mancha deixe de um dia para o outro, depois tire o excesso e lave normalmente.


Mancha de Sangue.


Se estiver fresco lave com agua fria, não use água quente, pois ira fixar, depois lave com sabãoneutro.


Caso a mancha de sangue seca coloque água-oxigenada volume 10 em cima do tecido, aguarde 45 minutos, pode ser que tenha que repetir o processo.

Em caso de tecido delicado será necessário que dissolva a água-oxigenada em água para não danificar o tecido.


Mancha de Suor


Para tirar mancha de suor é legal fazer uma misturinha com limão e bicarbonato.

Faça um suco de limão até obter uma consistência pastosa. A quantidade irá variar da área manchada que irá tratar. Aplique sobre a mancha na roupa seca, esfregando com a ajuda de uma escova de dente, em seguida deixe agir por 45 minutos e depois coloque de molho por 1:30 depois lave como de costume.


Mancha e vinho


A rapidez é o ponto-chave para essa mancha seja rápido retire o excesso de vinho com um papel de toalha e lave a peça com água e sabão. O que pode fazer para deixar essa remoção mais fácil é colocar sal na mancha ainda molhada (cubra toda a mancha) deixe agir por 10 minutos, em seguida retire o excesso e repita o processo.

Pode fazer uma mistura de vinagre branco e água, coloque 1 parte de vinagre para três de água e cubra toda a mancha.

Absorva o excesso com papel toalha e lave normalmente.



Mancha de roupas amarelada.


Sabe o quarar dá época da nossa , pois bem ainda continua a ser uma ótima solução para esse problema, com a peça molhada e um sabão de coco esfregue bem a peça e coloque de molho no sol. Caso não seja possível você colocar de no sol pode ou ela tenha um pouco de resistência pode fazer uma mistura de 45g de bicarbonato de sódio e 45g de sal em 4 litros de água, coloque com a peça numa panela e leve ao fogo até ferver.


Mancha de Molho


Para manchas de ketchup ou molho de tomate, a sugestão é, antes de tudo, tirar o excesso com um papel-toalha. Depois, jogue água morna e detergente neutro sobre a mancha. Deixe agir também por cinco minutos. “Na hora de lavar, a mancha vai sair tranquilamente”.


1. Para retirar manchas de molho de tomate, aplique no local uma colher (sopa) de amido de milho dissolvido em três colheres (sopa) de água morna.

2. Deixe secar bem e retire com uma escova.

3. Depois lave normalmente.


Como facilitar na hora de passar roupa.



Processo ainda na lavagem


  • Escolha amaciante do seu agrado e de boa qualidade

  • Sacode bastante a roupa antes de entendê-las

  • Se possível vá dobrando ao tirar do varal, não jogue direto no cesto

  • Outro truque é tentar esticar ao máximo a roupa

  • Roupas pesadas, lençóis que amassam mais tem que pendurar pelas pontas, nada de dobrar.

Com esses cuidados poupará esforço e energia.


Temperatura do Ferro...


O ferro quando o vapor se certifique que na hora de guardar foi retirada toda a água, e deve ser guardado de pé.

Antes de passar esquente bem

- algodão passar com ferro bem quente, se tiver mistura de poliéster diminua um pouco a temperatura

- verifique se a roupa está bem limpa, se tiver alguma mancha e passar ferro quente pode ficar impossível de você remover depois.


PARA DAR UMA ALIVIADA PROCURE FAZER ESSA TAREFA ASSISTINDO UMA TV OUVINDO UMA MÚSICA.


Para passar comece pelas roupas mais delicadas, selecione o ferro na função da roupa, ideal ler a etiqueta da roupa se surgir duvida e assim vai para as mais grossas.


Misturinha para perfumar e facilitar para passar roupas.



1. 250 ml de agua filtrada.

2. 250 ml de álcool liquido (não pode ser gel, porque embolara)

3. 1 colher de sopa de amaciante (não exagere, pois mancha a roupa)












8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo